LEIAM ESTES DEPOIMENTOS, E PENSEM, OLHA QUEM FAZ PARTE DA HISTORIA DE VOCES.
O Liceu é o verdadeiro expoente do progresso artístico-industrial de São Paulo
resultante lógica desse progresso, caminha à frente dele e o norteia.
- Monteiro Lobato - 1920
Deve-se exigir dos mestres um rigor absoluto na execução daquilo que o engenheiro projeta. E a realização da beleza, isto é, daquilo que nos agrada a vista, deve ai entrar também como uma parcela enorme.
- Ramos de Azevedo - 1º DIRETOR DO LICEU DE ARTES E OFICOS DE SP
Elogiar a execução de qualquer trabalho do Liceu não está mais no
programa, porque o Liceu não precisa de elogios nem de reclames. Essa
maravilhosa escola que há algumas dezenas de anos vem educando gerações e
gerações já tem uma reputação que ultrapassou nossas fronteiras, o
conceito de ser um dos melhores estabelecimentos no seu ramo
- Casper Libero - 1939

Conjunto escultórico de grandes proporções, todo executado em granito e bronze, o Monumento a Ramos de Azevedo é composto por uma grande base retangular, com 15,5 metros de comprimento por 13 metros de largura e 5,6 metros de altura. Sobre esta base, erguem-se duas fileiras de colunas dóricas, ambas sustentando uma arquitrave onde se apóia a figura com o cavalo alado, no topo. A altura total do monumento é de 23,7 metros.[4]
O grupo em bronze no topo do monumento é uma alegoria do Progresso. Representa a figura do Gênio, montado em um cavalo alado, e em cuja mão repousa a deusa Niké, personificação da Vitória. Nas laterais do pedestal, quatro figuras femininas representam alegoricamente a Arquitetura, a Pintura, a Escultura e a Engenharia. Na face sul, o grupo dos Construtores, sustentando o brasão da cidade de São Paulo, simboliza os trabalhadores. Na face norte do pedestal, impõe-se a figura de Ramos de Azevedo, tendo uma planta de um projeto ao colo.
Casa das Rosas é um imóvel localizado na Avenida Paulista em São Paulo.
Localizado no número 37 da Avenida Paulista (no Paraíso), o casarão foi projetado pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo pouco antes de sua morte, tendo a construção terminada em 1935. A casa abrigaria a residência de uma de suas filhas.
Um comentário:
hoje recebi um telefonema de um certo Joaquim que dizia que estudou comigo ,até ai nada muito especial, mas quando ele falou amigo do Liceu, até gaguejei,com assim, tantos anos depois e alguem me achar ainda, foi demais. que bom poder ver o retrovisor da vida, e encontrar amigos ,hoje com 5.2 ,3 filhos, netos,muita coisa para contar, seria muiito bom ganhar algumas horas com amigos para trocar esta experiência,que somos honrados de possui-la .aguardo novo encontro .abraço a todos
Postar um comentário